Toda perda deixa um aprendizado como legado

sol_felizUm amor, uma amizade, um ente querido, um trabalho, um projeto … algumas perdas são extremamente dolorosas, difíceis  de aceitar, mas elas trazem consigo grandes legados, que jamais existiriam se a perda não abrisse espaço para o vazio que, mais cedo ou mais tarde, é preenchido com relevante sabedoria.

Não é fácil tornar-se sábio. Ao contrário, é difícil e doloroso, pois as perdas machucam. Algumas a gente nem se dá conta, mas outras … ah, doem muito.  Mas isso faz parte da vida, afinal ela é feita de perdas e ganhos, não é mesmo? Mas isso você já sabe!

O alerta, na real, é para que você se atente a tudo o que ganhou na vida com suas perdas, porque uma das grandes verdades da vida é que todo ganho exige uma perda. É como se fosse uma moeda de troca, sabe? Não tem como escapar. Conhece a sábia frase de Graham Bell: “Quando uma porta se fecha, outra se abre”? Clichê? Pode parecer, mas é pura sabedoria.

Para nascermos, temos de deixar para trás o calor confortante do útero materno; depois a criança com todos os seus mimos dá lugar ao adolescente, mas até dessa fase cheia de conflitos e insatisfações nos despedimos com pesar para nos tornar adultos e celebrar outras conquistas. A velhice também chega trazendo consigo a saudade de uma fase mais produtiva da vida, de criação e realização de projetos e, entre altos e baixos, são poucos, infelizmente, que se debruçam sobre um balanço de tudo que foi possível aprender e ganhar com o ciclo da vida. A maioria se atém às perdas.

Quando um amor se vai, vêm as lágrimas e também o aprendizado sobre o que serve e o que não cabe em um relacionamento amoroso, e quando menos se espera chega uma outra pessoa que tem mais a ver com você, com seus valores. O distanciamento de um amigo pode ensinar muito sobre respeito e pontos de vista diferentes, o antigo trabalho e o velho projeto dão lugar a novas experiências de vida, às vezes você encontra o que alimenta a sua alma e vive mais feliz, menos ansioso e de acordo com o seu coração, o que é mais importante.

Na vida, pra ser feliz, é preciso nos concentrar nos ganhos e não nas perdas! Viva bem!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s